Tecnologia do Blogger.

[Resenha] O Ladrão de Raios

by - 20:57



"O Ladrão de Raios" é o primeiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos.
 Autor: Rick Riordan
 Editora: Intrínseca

Percy Jackson é um garoto de doze anos que vive com a mãe Sally e o padrasto Gabe Ugliano (que recebeu de Percy o apelido Gabe Cheiroso, por motivos óbvios) em um apartamento na cidade de Nova York. Ele sofre de dislexia e déficit de atenção, que o levam a não ser um ótimo aluno na escola, além de seu envolvimento constante em brigas e situações inexplicáveis. O resultado disso são seis expulsões de todos os colégios em que estudou. O mais recente foi a "Academia Yancy", uma escola particular para crianças problemáticas.

Os pensamentos de Percy se tornam mais conturbados após uma excursão escolar ao Museum of Art, guiada pelo seu professor de latim, sr. Brunner. Ele se envolve em uma confusão ao defender seu melhor amigo Grover, um alvo constante dos outros alunos. Logo após, um problema bem maior surge quando ele acaba lutando com sua professora de matemática transformada em uma criatura grotesca, e ninguém parece acreditar, fazendo-o debater consigo mesmo se tudo não passou de imaginação.

Eventos estranhos se passam, surgem outras criaturas e uma perseguição faz sua mãe e seu amigo revelarem uma verdade: Percy é um semideus e precisa fugir. Sendo assim, só há um lugar suficientemente seguro, o Acampamento meio-sangue, onde outros como ele estão protegidos por uma barreira mágica que mantem os monstros afastados.
Os seres mitológicos são reais, os deus gregos existem e seus filhos passam o verão (ou o ano inteiro) nesse acampamento.

Quando a identidade de seu pai é revelada, o garoto se vê no meio de uma grande troca de acusações, e ele é um forte suspeito do roubo de um importante instrumento. Além disso, precisa lidar com: o fato de que nem deveria ter nascido, a ausência de sua mãe, uma profecia intrigante que ele prefere não acreditar por completo.

Percy precisa enfrentar o ladrão e recuperar o que foi roubado. Para isso, contará com a ajuda de um sátiro e uma filha de Atena. A paz no Olimpo depende deles e algumas pessoas não irão contribuir nem um pouco com esse objetivo.



Como grande parte das pessoas, eu assisti ao filme antes de ler o livro. Eu já sabia que seria uma história bem diferente, devido a adaptação pouco fiel [bem pouco; mesmo]. Mas no início não conseguia me desprender da imagem dos personagens do filme, o que foi um problema, já que as idades são bem diferentes. Com o decorrer das páginas, fui me desprendendo disso, e a história se tornou ainda melhor.
A faixa etária ainda foi algo que me incomodou em alguns momentos, porque eles passam por situações um pouco complexas. Mas acabei concordando depois. São crianças inteligentes, que tomam decisões certas, e algumas vezes erradas. Possuem defeitos e se arrependem; não passam uma imagem de perfeição, o que os tornam realistas, e não pessoas impossíveis de existir. 
A leitura foi realmente boa. Encontrei mistérios, dilemas, aventuras, humor.
Gostei muito desse primeiro volume. Me fez querer saber tudo o mais sobre esse universo, os personagens, e tudo que as continuações poderiam me revelar.

Obs: Eu já terminei de ler os livros da saga, e este primeiro foi uma leitura de novembro. Mas fui escrevendo cada resenha assim que terminava cada livro, por isso algumas podem conter minhas expectativas pelas continuações. Mesmo já sabendo agora o que há a seguir, vou manter a forma com que foram escritas. Okay?

Bjoos 
Garota de Personalidades

You May Also Like

0 comentários